Os nosso filhos com 5 e 3 anos aparecem em casa com um papel a dizer que os pais lhes têm de explicar o que foi o 25 de Abril???!!!
Acho demasiado cedo .... era mais pequena que eles quando isso aconteceu, e como não sou de ideias pré-concebidas tenho alguma dificuldade em compreender e aceitar muito do que se passou, e como se passou, há sempre tantas visões dos acontecimentos. Nem tudo é preto ou branco.É o problema da história recente só se virá a saber depois de muitos e muitos anos.... estranhamente não se explica às crianças o que foi o 1 de Dezembro ou mesmo o 5 de Outubro. Ai, esta minha mania de questionar tudo! Claro que lhes expliquei os factos , a necessidade da mudança de regime etc etc.... mas fiquei-me por aí!
De tudo o que tentei explicar a única coisa que lhe ficou foi que " pessoas não podiam sair de casa nesse dia, mas sairam e foram colocar cravos nas espingardas dos soldados, por isso é que é o dia dos cravos !
3 comentários:
Pois realmente acho que o tema é um pouco dificil de explicar a crianças tão pequenas... Pprincipalmente quando nós eramos tão pequenas e apenas ouvimos o que se passou pelos nossos pais!
No meu caso, nem nascida era!
Beijos
Eu estou como vcs.
Pela net, no mundo dos blogs, vou vendo pessoas que escrevem tanto sobre o que foi o 25 de Abril, e no entanto são pós 74... faz-me confusão, muita. Sobretudo porque os meus pais dizem-me q não sentiam necessidade nem dificuldade em fazer aquilo que se diz "proíbido".
Não ando de cravo vermelho na lapela, nem na mão no 25 de Abril, os meus pais também não andaram e acho que p´lo que dizem, o Portugal de hoje está um caos, e que sentem que os jovens hoje teem uma vida difícil, tal e qual como antes do 25 de Abril tantos se queixavam.
Vistas bem as coisas, existiam leis, que não lembram a ninguém, mas acho que mais que o 25 de Abril para mudar isso, houve sim uma mudança de mentalidades, mas com um interesse que se centrava sobretudo por terminar que os nossos militares fossem para um guerra que não era nossa.
Acho que hoje necessitavamos de outra revolução de mentalidades, porque Portugal, está nas últimas :((
Tb fiz ontem um trabalho com o meu, que é mais velho e compreende de outra forma, expliquei-me basicamente que haviam livros e musicas proibidas, que n havia liberdade total de expressão, que nas escolas os meninos e meninas n se juntavam e que nesse dia as tropas fizeram uma revolução e como uma senhora que passava por ali com um ramo de cravos vermelhos, começoiu a dá-los aos tropas, ficou tb conhecida com a revolução dos cravos. Agora uma coisa é certa apesar de todas as dificuldades que sentimos, penso que nos podemos exprimir mt mais que as pessoas antes do 25 de Abril, em que haviam leis completamente parvas, inclusivé no poder do marido sobre a mulher....
Bjs
Postar um comentário